Seja bem-vindo. Hoje é

Borrego assado no forno com tomilho e vinho da Madeira

Gosto muito de carne de borrego, mas como já aqui referi, esta carne é muito especial e quando não é de boa qualidade não se consegue disfarçar. Notoriamente, nos pratos de borrego a qualidade faz a diferença. Eu prefiro comprar carne de borrego nacional, da região do Alentejo ou do Ribatejo.
O borrego é uma carne versátil, fica bem em sopa, num guisado, cozido, assado na brasa ou no forno, até já vi, no programa O Sentido do Gosto de José Bento dos Santos (que eu adoro!) fazer um presunto de perna de borrego.

Ingredientes

Carne de borrego (usei metade de uma mão de borrego cortada às fatias)
3 dentes de alho
pimenta preta em grão
Sal
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Azeite
Tomilho fresco
1 dl de vinho da Madeira
Água
Batatas
Antes de começar a preparar o prato, liguei o forno.
Fiz uma pasta no almofariz com os alhos, a pimenta e o sal. Esfreguei a carne com este tempero. De seguida coloquei a carne num tabuleiro de barro que vai ao forno. Dispus, em volta da carne, batatas novas descascadas.
Adicionei ao preparado duas colheres de sopa de polpa de tomate. Dispus o tomilho. Reguei com o vinho da Madeira e um pouco de água (meio decilitro).
Levei ao forno para assar. A meio da cozedura virei a carne, para dourar de ambos os lados.


Foi a primeira vez que usei vinho da Madeira num prato. Ficou uma delícia. Acompanhei o borrego com ervilhas cozidas, apenas com uma pitada de sal.

Quando cozo ervilhas deixo a panela destapada, assim as ervilhas ficam muito verdes. Lindas.

BOLO DE SÃO JOÃO



INGREDIENTES:

100g margarina
02 xícaras chá de açúcar
04 ovos
1 1/2 xícara chá de farinha de trigo
01 xícara chá de fubá
01 colher sopa de erva-doce
01 colher sopa de fermento em pó
250ml leite de coco
canela em pó

MODO DE FAZER:

Coloque a margarina na batedeira e bata até ficar bem cremosa.
Junte o açúcar e bata mais um pouco.
Coloque os ovos um a um.
Misture separado a farinha de trigo, o fubá, a erva-doce e o fermento em pó.
Coloque em colheradas na batedeira alternando com o leite de coco.
Coloque em assadeira untada e polvilhada com farinha.
Asse em forno médio pré-aquecido.
Quando tirar do forno polvilhe açúcar e canela.

Lombo de porco recheado a francesa

Para 6 pessoas
Prato: Difícil

Tempo de Preparo: 1 hora e 15 minutos
1,200 gramas de lombo de porco
pimenta-do-reino
caldo de limão
sal 

Recheio:

2 (sopa) de vinho branco seco
1 (sopa) de farinha de rosca
200 gramas de presunto
1 peito de frango
pimenta-do-reino
2 fatias de bacon
1 cebola ralada
1 ovo
sal
alecrim

Para acompanhar:

1 repolho
Lavar o lombo, enxugar, abrir pelo meio sem entretanto separar as duas partes e temperar com sal, pimenta-do-reino e o caldo de limão. Prepare o recheio: moer o frango, o presunto e o bacon. Juntar a cebola ralada, o ovo, farinha de rosca, sal, pimenta, alecrim e vinho branco. Misture bem. Coloque o recheio no centro do lombo. Enrolar, costurar e amarrar, de modo a formar um salsichão. Coloque o lombo recheado numa assadeira e leve ao forno durante 1 hora e um quarto, mais ou menos, sem juntar nenhuma gordura, mas apenas 2 colheres de água. Vá regando com o molho que se formar na assadeira. Cerca de meia hora antes de. retirar do forno, coloque o repolho na assadeira. Quando estiver assado, desamarrar e retirar a linha da costura. Desengordurar o molho e colocar numa molheira. Servir o lombo com o repolho e o molho à parte. Para desengordurar o molho, é ainda indicado o velho processo de passar sobre ele um pedaço de papel absorvente.

Salmão com alecrim e amêndoa

Lombos de salmão, medalhões ou tranches de pescada são produtos da secção dos congelados que procuro ter sempre no congelador. O motivo pelo qual isso acontece é que são muito práticos de confeccionar e o resultado final agrada aos comensais cá de casa, onde eu me incluo. É uma forma muito fácil de colocar refeições de peixe à mesa. Sem escamas, sem espinhas, sem complicações. Para o dia-a-dia, é óptimo. Considero a qualidade destes produtos bastante razoável. Não se compara ao peixinho fresco comprado na praça. Mas vendo bem as coisas até alguns peixes que compramos frescos são de aquacultura.

Ingredientes:
4 lombos de salmão (600 g)
sal
pimenta de moinho
alho picado
2 colheres de chá de açúcar mascavado
2 limões
1 laranja
4 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sobremesa de vinagre de sidra
alecrim
azeite
amêndoa palitada




1. Temperar os lombos com sal, pimenta moída na altura, alho e açúcar mascavado. Regar com o sumo dos limões, da laranja, o molho de soja e o vinagre de sidra. Salpicar com folhas de alecrim a gosto. Deixar a marinar os lombos de salmão. (Os lombos de salmão podem ser temperados congelados e depois é só deixar descongelar).




2. Colocar os lombos de salmão e o molho num tabuleiro. Regar com um pouco de azeite. Por cima dos lombos de salmão colocar amêndoa palitada.




3. Levar ao forno previamente aquecido (200ºC) durante 20 minutos.




4. Depois do salmão cozido, retirar os lombos para uma travessa de servir, colocar também o molho, mas previamente coado.





Acompanhei este prato com uma salada mista. Estes lombos de salmão ficam muito saborosos. Para mim, o molho faz a diferença. Uma delícia.

Salmão com crosta de amêndoa, queijo e coentros


Desde que vi a receita de salmão com crosta crocante de queijo no suplemento da revista BBC Good Food de Setembro, que fiquei com água na boca e vontade de a colocar em prática. Acabou por ser um destes dias o meu jantar.



Ingredientes:
4 lombos de salmão
40 g de amêndoa palitada
50 g de queijo mozzarella
coentros frescos picados
pimenta de moinho
azeite
margarina para untar

1. Misturar a amêndoa, com o queijo e os coentros picados.

2. Untar um tabuleiro de forno com margarina. Dispor os lombos de salmão.

3. Distribuir por cima dos lombos a mistura de amêndoa, queijo e coentros.

4. Temperar com pimenta acabada de moer e um fio de azeite.

5. Levar a assar ao forno, previamente aquecido.

Fiz pequenas alterações à receita original: usei mozzarella em vez de Gruyère ou Emmental, usei coentros em vez de salsa, introduzi a pimenta e o azeite.

Uma receita deliciosa. Acompanhei os lombos de salmão com arroz branco e salada de alface e tomate.

Bolinho de Frango Crocante


Igredientes

1 quilo de coxas de frango
1 pitada de pimenta-do-reino preta moída
1 dente de alho descascado e triturado
1 colher de (sopa) de óleo vegetal
1 colher de (café) de sal
½ cebola média picada

Para a Massa:
1 pitada de pimenta-do-reino preta moída
1 pitada de bicarbonato de sódio
50 gramas de manteiga sem sal
1 colher de (café) de sal
½ quilo de farinha de trigo
½ litro de leite integral
2 ovos
Para Fritar
2 copos de óleo vegetal

Modo de Preparo

Aqueça o óleo numa panela, refogue a cebola e o alho, acrescente o sal e a pimenta, jogue as coxas de frango dentro e deixe fritar ligeiramente mexendo sempre para não grudar. Acrescente água, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até que a carne esteja macia ao ser espetada com um garfo. Desligue o fogo e reserve. Enquanto espera o frango cozinhar, prepare a massa. Primeiro peneire juntos todos os ingredientes secos. Em seguida, numa tigela, acrescente primeiro os ovos e misture; depois junte a manteiga e misture de novo; por último vá colocando o leite aos poucos e misturando até obter a consistência desejada da massa. Deixe descansar por 15 minutos. Faça os bolinhos envolvendo de massa cada uma das coxas de frango já cozidas (retire antes as peles). Frite em óleo abundante e bem quente. A pitada de bicarbonato na composição da massa vai fazer com que a “casquinha” do bolinho fique extremamente crocante. Sirva com polenta frita.

Salada de cuscuz, maçãs vermelhas e espargos

Várias são as vezes que me sinto tentada a comprar mais livros de culinária ou revistas dedicadas ao tema. Mas ao mesmo tempo a minha consciência lança um alerta laranja e refreio o meu impulso.

São várias as revistas e livros que tenho na minha estante, e dos quais ainda não fiz uma única receita. Quando compro um livro ou revista é para tirar ideias, para pôr em prática alguma das sugestões ou para simplemente para me inspirar. É para usar e não apenas guardar. E é este sentimento que às vezes tenho em relação às minhas revistas, sinto que estão guardadas e que acabo por usá-las pouco.

Como resolução resolvi consultar algumas das revistas e assinalar as receitas que gostaria de fazer brevemente. Esta salada é de uma dessas revistas.

Ingredientes:

2oo g de cuscuz
3,5 dl de água quente ou chá (por exemplo, chá Verde, Laranja com canela, Andalousia)
400 g de espargos
2 maçãs grandes vermelhas
50 ml de azeite
1/2 limão (sumo)
1 pimento vermelho (não usei)
2 fatias de pão de forma sem côdea
50g de amêndoas laminadas
150 g de presunto fatiado
sal & pimenta
1. Preparar os cuscuz. Colocar os cuscuz num tabuleiro e regá-los com o chá ou água quente. Com o auxílio de um garfo, separar os cuscuz.
2. Arranjar os espargos e cozê-los em água temperada com sal. Escorrer os espargos e cortá-los em pedaços.
3. Laminar a maçã.
4. Levar ao lume metade do azeite, juntar-lhe as maçãs e regar com o sumo de limão. Adicionar o pimento em pedaços. Temperar com sal e pimenta.
5. Cortar o pão em cubos e saltear no restante azeite, assim como a amêndoa e o presunto em pedaços. Misturar tudo com os cuscuz e os espargos.


Esta saladinha fica uma delícia. Adorei a combinação de sabores, a maçã, os espargos, o presunto. Embora aqui tenha apresentado a receita original, acabei por confeccionar a salada com algumas pequenas alterações. Não usei pimento, porque simplesmente não tinha em casa. Substitui o pão de forma por croutons e usei chá para cozinhar os cuscuz, dica que aprendi num dos cursos que fiz na Vaqueiro.

Polenta com Atum

Polenta com Atum
Ingredientes para a Polenta:
2 colheres (sopa) de azeite
colheres (sopa) de cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 punhado de manjericão
3 xícaras (chá) de água
1 xícara de fubá
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (chá) de canela
Sal a gosto.

Ingredientes do Recheio:
1 lata de atum
1 abobrinha ralada grosso
6 colheres (sopa) de creme de leite
200g de queijo mussarela ralado
50g de queijo parmesão ralado
Rodelas de tomate
Manjericão a gosto.

Preparo da Polenta:
Em uma panela média aqueça azeite, doure cebola e alho, junte manjericão, as 3 xícaras de água e aos poucos, em fogo médio, colocar o fubá, mexendo sempre, até desgrudar da panela, (de 3 à 5 minutos).
Acrescente sal e canela.
Divida a massa de polenta ao meio, com uma metade forre uma fôrma refratária e reserve o restante.

Preparo do Recheio:
Misture todos os ingredientese, coloque sobre polenta no refratário e cubra com o restante da polenta (se a polenta estiver muito dura, coloque um pouco de água e volte ao fogo até o ponto desejado).
Depois da torta pronta, regue a polenta com 6 colheres de creme de leite, 200gr de queijo mussarela ralado, 50gr de queijo parmesão, rodelas de tomate e manjericão à gosto.
Leve no forno médio por mais ou menos 20 minutos.

Cuscuz Doce

Cuscuz Doce
Ingredientes:

2 1/2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de leite misturado com uma colher (sopa) de açúcar (deixe reservado para umedecer, a tapioca caso necessário)
1 1/2 xícara (chá) de tapioca
1 xícara (chá) de coco ralado fresco e pedaços de coco
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 lata de leite condensado

Preparo:

Vamos lá, em uma tigela, misture todos os ingredientes (tirando o coco), cubra com filme plástico e deixe descançar por 4 horas. Verifique se a tapioca está macia. Se não estiver acrescente um pouco mais de leite. Coloque o cuzcuz numa fôrma grande, coloque o coco por cima, cubra com plástico fino e leve pra gelar. Depois de gelado coloque o leite condensado e aproveite.

Turistas de cruzeiro marítimo se encantam com a culinária alagoana

A gastronomia de Maceió continua competindo com suas belas praias, pois, na opinião do paranaense Fábio Abila, subchef do navio Costa Fortuna, a orla e a culinária da cidade são os principais atrativos turísticos da capital alagoana. Abila é um dos 955 tripulantes do navio que atracou na quarta-feira (23) no Porto de Maceió. O Costa Fortuna partiu da cidade paulista de Santos com destino a Veneza, na Itália, trazendo a bordo 2.649 turistas. A embarcação também atracou nos portos do Rio de Janeiro, Ilhéus, Salvador e Recife.
Na capital alagoana, um grupo de tripulantes, liderado pelo chef do Fortuna, José Ricardo, escolheu curtir a folga do trabalho no Restaurante Picuí, do chef Wanderson Medeiros, para saborear um roteiro da gastronomia alagoana.
“Conheci o chef Wanderson no Cruzeiro Gourmet do Fortuna, no qual trabalhamos juntos para preparar a carne de sol que foi um dos pratos mais solicitados no navio. Os turistas, a maioria de origem estrangeira, amam a culinária brasileira, e Wanderson faz muito bem”, disse o chef José Ricardo. Já o tripulante Nelson Baroni, que trabalha no shopping do cruzeiro, completou que, durante as compras, os turistas não paravam de comentar sobre a carne de sol preparada pelo chef Wanderson.

Para a secretária municipal de Promoção do Turismo, Claudia Pessôa, a gastronomia de Maceió é um roteiro turístico consolidado. “Levar a comida nordestina para o cruzeiro é marketing não apenas para a região, mas em especial para Alagoas, porque o restaurante do chef Wanderson Medeiros funciona em Maceió, e ele divulga a nossa cidade com muito sabor e criatividade”, disse Claudia.
O chef Wanderson preparou 700 quilos de carne de sol. Na receita, a iguaria nordestina é regada com manteiga de garrafa e servida com purê de jerimum e batata-doce chip. Já o chef Guga (segundo lugar no concurso Superchef do programa da apresentadora Ana Maria Braga), também convidado do cruzeiro, preparou o filé de filhote ao molho de açaí com creme de mandioquinha e pesto de castanha de caju.

Pirão

Pirão




Ingredientes:
02 (duas) xícaras de chá de caldo de carne, frango ou peixe
farinha de mandioca


Preparo:
Separe o caldo da carne, do frango ou do peixe e deixe esfriar por completo. Coloque o caldo para cozinhar em uma panela grande e vá acrescentando aos poucos a farinha de mandioca, mexendo até obter a consistência desejada. Continue mexendo até ferver. Sirva imediatamente.

Fritada de Caranguejo

Fritada de Caranguejo
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande bem ralada
500 gr de carne de caranguejo limpa e bem lavada
1 chuchu grande ralado fino
1/2 pimentão vermelho sem sementes, picado
1 colher (sopa) de salsa bem picada
1 colher (sopa) de coentro bem picado
Sal e pimenta do reino a gosto
6 ovos.

Preparo:
Coloque azeite em uma panela, aqueça em fogo alto, junte cebola, frite até dourar levemente, abaixe o fogo, acrescente a carne de caranguejo, chuchu, cozinhe mexendo de vez em quando, por 3 a 5 minutos ou até a mistura secar um pouco.

Junte pimentão, salsa, coentro, tempere a gosto, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos e retire do fogo.

Enquanto isto, bata as claras em neve, junte as gemas e continue batendo até a mistura ficar homogênea.

Despeje metade dos ovos batidos em uma frigideira previamente aquecida e untada com azeite, leve ao fogo médio e deixe começar a firmar.

Cubra com o refogado de carne, por cima despeje o restante dos ovos batidos, cozinhe até o fundo da fritada ficar bem firme, vire a fritada em outra frigideira, também aquecida e untada, leve novamente ao fogo e continue o cozimento até a fritada ficar bem firme.

Tire do fogo, passe para o prato de servir e leve imediatamente à mesa.

Delícia de chocolate com amêndoa para um aniversário



Na semana passada a minha sogra fez anos. Como é habitual nestas ocasiões a família juntou-se à mesa. Contámos as novidades, rimos, brincámos com as sobrinhas e a conversa prolongou-se pela noite dentro.
Para a festa de aniversário fiz um bolo de chocolate. Todos adoramos chocolate. E um bolo de chocolate é sempre uma tentação irresistível.



Ingredientes:


6 ovos grandes
380 g de açúcar
margarina e farinha para a forma
100 g de miolo de amêndoa sem casca ralada
200 g de chocolate para culinária
100g de cacau em pó
250 g de margarina ou manteiga
açúcar em pó para polvilhar
1. Ligar o forno a 200º C.
2. Separar as gemas das claras.
3. Colocar as gemas na taça da batedeira, juntar-lhes o açúcar e deixar a batedeira a funcionar enquanto está a preparar os outros ingredientes (aprox. 15 minutos).
 4. Partir o chocolate em pedaços, adicionar-lhe o cacau e a manteiga e levar ao microondas 1 minuto na potência máxima ou derreter em banho-maria. Mexer com uma vara de arames até o chocolate ficar homogéneo.
5. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal.
6. Misturar o chocolate com a mistura de gemas, usando a batedeira eléctrica. De seguida, juntar a amêndoa ralada e mexer com uma colher de pau. Envolver suavemente as claras batidas em castelo.
7. Untar uma forma com margarina, forrar o fundo com papel vegetal, untá-lo com margarina e polvilhá-lo com farinha.
 8. Verter o preparado na forma e levar ao forno durante aproximadamente 50 minutos.
9. Depois de cozido, deixar arrefecer um pouco. Desenformar e polvilhar com açúcar em pó.




Este bolo fica intenso. Espesso, mesmo a saber a chocolate. A receita desta delícia de chocolate com amêndoa é da Vaqueiro.

Rabada

Rabada
Ingredientes:
- 1 rabada bem limpa
- 2 cebolas grandes picadas
- 2 colheres, das de sopa, de óleo
- Pimenta do reino, sal, alho e cheiro-verde a gosto
- 4 tomates picados


Modo de Preparo:
Refogue a rabada, colocando numa panela o óleo e a cebola até que fique corada. Em seguida, coloque os temperos e, finalmente, a água até cobrir bem. Tampe a panela e deixe cozinhar.

A rabada é de difícil cozimento, portanto, é bom verificar de vez em quando ou colocá-la em panela de pressão ou, ainda, colocar mais água, se precisar. Experimente com o garfo para ver se está macia. O molho deve ser bem grosso. Salpique

Mocotó

Mocotó
Ingredientes:
1 mocotó
1/2 kg de tomates
1 cebola ralada
2 dentes de alho socados
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 folha de louro
pimenta-do-reino, salsa e cebolinha e sal a gosto

Preparo:
Limpar o mocotó com bastante água e depois o cozinhe por 1 hora na panela de pressão.
Estando bem cozido, retire-o da panela, guarde juntamente com o caldo em uma vasilha, de preferência na geladeira.
No dia seguinte, retire toda a gordura gelada que formar na superfície. Coe o caldo e reserve para fazer geléia de mocotó.
Separar os ossos e corte o mocotó em pequenos pedaços. Leve ao fogo o azeite com a cebola e o alho para dourarem.
Juntar a folha de louro, o sal, o extrato de tomate e os tomates picados sem pele e sem sementes.
Fritar um pouco, deite o mocotó, tempere com sal e pimenta a gosto, refogue novamente por mais alguns minutos e deixe em fogo brando até que o molho engrosse.
Mexer de vez em quando, para que não pegue no fundo da panela. Estando pronto, prove os temperos, junte salsa, pimenta-do-reino e cebolinha picadinha.
Pode ser acompanhado com arroz branco e purê de batatas.

Peixe assado no leite de côco

Peixe assado no leite de côco
Ingredientes:
1 dourado grande
1 pimentão vermelho
½ xícara de azeite, sal, limão
rodelas de cebola, salsa, coentro
1 vidro de leite de côco
farinha de mandioca, molho de tomate

Preparo:
Limpe o peixe, esfregue com sal, limão, rodelas de cebola, salsa, coentro, pimentão (de preferência vermelho) e deixe-o descansar nesse tempero. Depois leve o peixe para uma assadeira com os temperos, regando com bom azeite. Quando estiver quase pronto, junte umas duas conchas de molho de tomate e o leite de um côco. Sirva com um bom pirão de farinha de mandioca.

Salada de frango com agriões, amêndoas e laranja

Ontem, domingo, para aproveitar frango assado que tinha sobrado do almoço de sábado resolvi fazer esta salada de Nigel Slater, publicada no seu livro The Kitchen Diaries.


Ingredientes:

3 colheres de sopa de sementes de abóbora
molho de soja
60 g de amêndoas peladas
2 laranjas médias
350 g de frango assado
agriões prontos para salada

Molho:
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de sementes de mostarda
3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
sal
pimenta
1. Numa frigideira antiaderente colocar as sementes de abóbora e levar ao lume. Deixar alourar um pouco. Borrifar com molho de soja. Mexer e retirar do lume. Reservar.
2. Torrar as amêndoas.
3. Descascar as laranjas. Cortá-las em gomos, mas de modo a que fiquem sem peles. Aproveitar o sumo que restar da preparação das laranjas para o molho da salada.
4. Desfiar o frango assado, mas que fique com pedaços grandes.
5. Numa taça colocar o azeite, o vinagre, a mostarda em grão, o sumo de laranja, sal, pimenta. Mexer. Adicionar a este preparado os gomos de laranja e o frango. Envolver bem no molho.
6. Dividir os agriões em dois pratos. Por cima colocar pedaços de frango e a laranja envolvidos no molho. Polvilhar com sementes de abóbora e com amêndoas torradas.



As sementes de abóbora depois de serem borrifadas com o molho de soja ficam coladas umas às outras, mas dão um sabor muito agradável à salada.


Esta salada ficou aprovada. Muito agradável.

Ensopado de Camarão e Coco

Ensopado de Camarão e Coco
Ingredientes:
- 1,5 kg camarões médios frescos
- 2 uni limões
- 750 ml leite de coco
- 1/2 maço cebolinha verde picada
- 2 uni cebola cortada em rodelas finas
- 1/2 maço coentro picado
- 3 uni tomates maduros, sem semente e picado
- 3 uni dentes de alho espremido
- 2 csp vinagre de vinho branco
- 3 csp azeite de oliva
- 1 uni pimenta malagueta
- sal a gosto

Preparo:
Limpe e lave os camarões e não descasque-os. Coloque-os em uma frigideira adicione sal e o suco de limão. Não adicione água. Quando os camarões estiverem vermelhos e secos. Descasque-os.

Em um processador, processe as cabeças e as cascas dos camarões com 1 xícara de água até obter uma pasta. Reserve.

Em uma panela, coloque o leite de coco e junte o alho, a cebola, a cebolinha, o coentro, os tomates, o vinagre, o azeite de oliva e a pasta reservada. Misture bem e deixe ferver e cozinhar por 5 minutos. Adicione sal.

Acrescente os camarões e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Não esqueça de sempre mexer para obter um molho grosso. Experimente o sal e sirva com arroz branco.

Filetes em crosta de amêndoa



Há uns tempos atrás comprei uma boa quantidade de amêndoas com pele que entretanto nunca mais usei. Agora que a Páscoa se aproxima, pensei em fazer algumas receitas com amêndoa ou não fosse este um dos ingredientes mais associados a esta altura do ano. Ao pesquisar na minha coleção de revistas Saberes & Sabores encontrei um número dedicado à Páscoa, o de Abril de 2004, com uns apetecíveis filetes envolvidos em amêndoa moída. A sugestão agradou-me, tratei de descongelar e arranjar os filetes de peixe-porco que ainda tinha das pescarias do meu pai.



Ingredientes:


4 a 6 filetes (solha, pescada, peixe-porco)
sal
pimenta
o,5dl de leite
100g de amêndoa pelada e ralada
2 colheres de sopa de pão ralado
1 pitada de colorau (facultativo)
óleo Espiga
farinha
1 ovo

1. Temperar os filetes com sal e pimenta. Regar com o leite.
2. Misturar a amêndoa com o pão ralado e um pouco de colorau.
3. Levar uma frigideira ao lume com o óleo e deixar aquecer.
4. Colocar um pouco de farinha num prato fundo e bata o ovo.
5. Escorrer os filetes e passá-los primeiro pela farinha, depois pelo ovo batido e por fim pela mistura de amêndoa e pão ralado.
6. Fritar os filetes no óleo quente até estarem dourados. Escorrer sobre papel absorvente.
Servir os filetes com uma colher de maionese, arroz branco e salada mista. A capa de amêndoa ajuda a que os filetes fiquem crocantes, deliciosos.

Sopa de feijão branco com acelgas



 Sempre que volto de uma viagem, uma das primeiras coisas que procuro comer quando chego é uma sopa. É curioso sentir saudades de comer sopa. Deve ser um efeito cultural, de certeza!? Desta vez, para precaver a falta de tempo que o regresso à rotina origina sempre na minha vida, decidi antes de seguir viagem deixar uma sopa feita, à minha espera. Depois de a fazer e deixar arrefecer, guardei-a em caixas de plástico e coloquei-a no congelador. Quando cheguei soube muito bem.




Ingredientes:


2L de água (usei 1L do caldo de cozedura do feijão)
2 cebolas picadas
3 tomates grandes (aprox. 650g) limpos de peles e sementes
2 talos de aipo cortados
3 cenouras cortadas
1 courgette pequena cortada em cubos
1 ramo de salsa picada
1 ramo de manjericão cortado
1 molho de acelgas
500g de feijão branco ou vermelho cozido
sal q.b.
 1. Colocar uma panela com a água ao lume. Quando ferver adicionar a cebola picada, o tomate cortado, o aipo, as cenouras e a courgette. Deixar cozer.
2. Adicionar a salsa, o manjericão, as acelgas cortadas finamente e o feijão cozido. Temperar com sal e com o azeite. Deixar acabar de cozer.

Frango com Quiabo

Frango com Quiabo
Ingredientes:
um molho de salsa e um de cebolinha bem picados
tempero com alho, sal, cebola, cebolinha e pimentão
6 cebolas pimenta de cheiro
600 gramas de quiabo
1 frango de 2 quilos

Preparo:
Corte o frango em pedaços. Fure os pedaços e tempere a gosto.
Espere duas horas antes de preparar prá pegar o tempero.
Aqueça a panela, ponha 3 colheres de banha ou óleo e o frango.
Mexa bem, pingando água até dourar. No fogão a gás o fogo deve ser baixo prá não queimar.
Escorra o excesso de gordura e ponha a cebola. Quando estiver dourada, ponha água suficiente prá cobrir todos os pedaços, depois acrescente a pimenta.
Enquanto o frango cozinha, prepare o quiabo lave bem e depois enxugue com cuidado, corte em pedaços não muito pequenos. Quando o frango já estiver quase cozido ponha o quiabo e não mexa mais. Na hora de servir acrescente salsa e cebolinha.
Prepare também angu e couve picadinha.

Panelada Paraibana

Panelada Paraibana
Ingredientes:
Miúdos de porco
Sangue de porco
2 xícaras de água
Limão a gosto
2 cebolas roxas grandes picadas
5 dentes de alho picados
2 colheres de chá de pimenta-do-reino
4 colheres de sopa de hortelã picada
4 colheres de sopa de salsinha picada
1/4 de xícara de vinagre
4 pimentas de cheiro
4 colheres de sopa de banha de porco


Preparo:
Na véspera, cozinhar o sangue na água até que fique firme.
Cortar em cubinhos e reservar.
Cozinhar os miúdos de porco na água com suco de limão e limões cortados ao meio.
Ferver, trocar a água e deixar ferver novamente.
Picar os miúdos e acrescentar todos os temperos.
No dia, fritar os temperos e os miúdos e acrescentar água.
Cozinhar por 2 ou 3 h até que fiquem bem macios.
Colocar o sangue cortadinho e deixar engrossar.

Torta aberta de atum e azeitonas



. 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigoIngredientes
. 1 tablete de fermento biológico (15)
. 1 colher (chá) de açúcar
. 1 ovo
. 2 colheres (sopa) de azeite
. ½ xícara (chá) de água aproximadamente
. Sal a gosto


Recheio: 

. 1 cebola cortada em cubos
. 4 colheres (sopa) de azeite
. ½ xícara (chá) de vinho branco
. 3 latas de atum sólido
. 100g de azeitonas pretas sem caroço
. Orégano a gosto.

Modo de preparo

Em uma tigela coloque a farinha e no centro coloque o fermento dissolvido no açúcar, o ovo, o azeite e o sal. Acrescente aos poucos a água morna e trabalhe a massa até soltar das mãos e obter uma consistência lisa. Cubra e deixe descansar até dobrar de volume.

Recheio:
Em uma panela aqueça o azeite e doure a cebola. Junte o vinho e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo. Em uma tigela, misture o atum, as azeitonas, o sal, a pimenta e o orégano. Acrescente essa mistura no refogado de cebola. Reserve. Abra a massa e coloque em uma assadeira retangular untada e enfarinhada. Asse no forno pré aquecido a 200°C durante 10 minutos. Distribua o recheio com a massa ainda quente e volte ao forno por mais 5 minutos. Sirva quente.

Dica: 

Para variar, substitua o atum por sardinha em lata.

Torta cremosa de cebola



.1,5 Kg de cebola cortada em rodelas finasIngredientes:
.2 colheres (sopa) de azeite
.1 colher (sopa) de margarina
.200g de queijo parmesão ralado
.pimenta do reino moída a gosto
.1 lata de creme de leite sem soro
.1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
.sal a gosto

Massa:


.1/2 lata de creme de leite sem soro
.2 ovos
.5 colheres (sopa) de azeite
.5 colheres (sopa) de leite
.1 colher (chá) de fermento em pó
.2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Cobertura:

.2 ovos batidos
.sal a gosto
Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o azeite, derreta a margarina e refogue a cebola até murchar. Desligue o fogo, junte o queijo parmesão, a pimenta, o creme de leite, a azeitona e o sal. Deixe esfriar.

Massa:

Em uma tigela, misture o creme de leite, o ovo, o azeite, o leite, o fermento e a farinha de trigo. Trabalhe a massa até ficar macia e homogênea. Abra a massa e coloque em uma fôrma de 24cm de diâmetro de fundo removível, sem untar. Coloque sobre a massa o recheio e por cima os ovos batidos com o sal. Asse no forno preaquecido a 200ºC durante 40 minutos ou até dourar.

Dica:

Se preferir substitua o creme de leite por nata.

Torta de frango



Ingredientes


Massa:

. 2 xícaras (chá) de arroz cozido
. 2 xícaras (chá) de leite
. 1 xícara (chá) de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de margarina
. 1 colher (sopa) de fermento em pó
. 2 ovos
. 2 colheres (sopa) de queijo ralado
. 1 pitada de sal

Recheio:
. 3 xícaras (chá) de sobras de frango cozido desfiado
. 1 e 1/2 xícara (chá) de molho de tomate
. 3 colheres (sopa) de requeijão
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
. Queijo ralado a gosto para polvilhar

Modo de preparo

1. Prepare a massa: bata todos os ingredientes no liquidificador e transfira para um refratário untado e enfarinhado.
2. Forre o fundo e as laterais com essa massa. Alise bem com uma faca e reserve.
3. Faça o recheio: leve todos os ingredientes ao fogo e deixe levantar fervura. Corrija o sal e a pimenta-do-reino e deixe no fogo até formar um creme grosso.
4. Deixe esfriar e despeje sobre a massa.
5. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao fogo médio pré-aquecido por 30 minutos.
Dica: com carne moída o recheio também fica saboroso.

Macarrão com Almôndegas



Ingredientes:

Almôndegas:


. 500 g de carne moída
. Sal a gosto
. ½ cebola picada
. 1 dente de alho picado
. 1 colher (sobremesa) de páprica picante
. 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
Macarrão:

. 3 colheres (sopa) de óleo
. 1 cebola pequena picada
. 2 dentes de alho picados
. 2 e ½ xícaras (chá) de molho de tomate
. 2 xícaras (chá) de caldo de carne
. 500 g de macarrão parafuso
. Salsa picada a gosto

Modo de preparo:

Almôndegas: Em uma tigela, misture a carne, o sal, a cebola, o alho, a páprica e a farinha de rosca. Molde as almôndegas.
Macarrão: Na panela de pressão, aqueça óleo, doure a cebola, o alho e as almôndegas, virando-as delicadamente para não grudar no fundo da panela. Junte o molho de tomate e o caldo de carne. Feche a panela e deixe cozinhar em fogo brando, por 5 minutos, após o início da pressão. Deixe sair a pressão, acrescente o macarrão e feche a panela. Deixe cozinhar em fogo brando por mais 3 minutos contados após o início da pressão. Retire a pressão, abra a panela, salpique a salsa e sirva em seguida.
Dica: Fique atenta ao tempo de cozimento para não grudar

Macarrão com Molho Italiano



Ingredientes


. 3 colheres (sopa) de óleo
. 1 folha de louro
 . 1 cebola picada
. 2 dentes de alho picados
. 500g de acém picada
. 1 e 1/2 xícara (chá) de caldo de carne
. 1 paios picados
. 2 linguiças sem pele picada
. Sal e pimenta a gosto
. 1 kg de tomates sem pele e sementes picados
. 1 talo de salsão picado
. 1 colher (sobremesa) de amido de milho
. 500g de massa curta cozida "al dente"
Modo de preparo

1. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo.
2. Junte a folha de louro, doure a cebola e o alho. Junte o acém e refogue bem, sem parar de mexer.
3. Acrescente um pouco de caldo de carne, e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
4. Junte o paio, a linguiça, o tomate e o salsão. Tempere com o sal, a pimenta e acrescente o restante do aldo de carne.
5. Feche a panela, cozinhe durante 20 minutos depois do início da pressão ou até a carne ficar macia. Se necessário, antes de cozinhar na pressão coloque um pouco mais de caldo de carne.
6. Deixe sair totalmente a pressão, abra a panela e coloque o amido de milho dissolvido em um pouco do caldo. Cozinhe até engrossar levemente.
7. Coloque sobre a massa e sirva em seguida.
Dica: se preferir substitua o tomate por duas latas de molho de tomate.

Macarrão Super Prático



Ingredientes

. 500g de massa tipo penne ou parafuso cozido
. 4 colheres (sopa) de óleo
. 2 dentes de alho picados
. 500g de carne moída
. 1 litro de caldo de legumes
. 1 lata de molho de tomate
. 1 lata de creme de leite
 . Sal a gosto
. Folhas de manjericão a gosto
. Parmesão ralado a gosto

Modo de preparo

1. Na panela de pressão, aqueça o óleo, doure o alho e refogue a carne até secar totalmente o líquido.
2. Junte o caldo de legumes, o molho, o creme de leite, o macarrão e o sal. Tampe a panela e cozinhe por 4 minutos após o início da pressão.
 3. Desligue o fogo, deixe sair a pressão e abra a panela. Transfira a massa para um refratário, salpique as folhas de manjericão e polvilhe o queijo ralado.
Dica: substitua a carne por peito de frango desfiado.

Paçoca e Arroz de Leite

Paçoca e Arroz de Leite
Ingredientes:
700 gramas de carne seca ou de sol
Meio quilo de farinha
200 gramas de cebola
Uma xícara de manteiga derretida
800 gramas de arroz integral
2 litros de leite de vaca
2 colheres de sopa de nata (que pode ser substituída por creme de leite)
Meio litro de água


Preparo:
Bote a carne para ferver, com água. Depois, com manteiga, deixe fritar um pouco. Um pilão é perfeito para deixá-la bem picadinha. Mas se não tiver um em casa, não há problema - pode usar uma máquina de moer ou um liqüidificador. Vamos dourar a cebola na manteiga para fritar mais uma vez a carne, agora picada. Depois misturar a farinha. Pronta a paçoca. Para fazer o complemento, leve ao fogo a água, o leite e uma colher de sopa de sal. Depois que ferver, bote o arroz. mexa. Quando cozinhar, acrescente a nata. Se quiser, jogue pedacinhos de queijo, que derretem no calor do arroz. Aí tem almoço para oito pessoas.

Penne com Tiras de Carne



Ingredientes

. 1 colher (sopa) de óleo
. 1 cebola picada
. 1 dente de alho picado
. 400g de carne cortada em tiras finas
. Sal e pimenta a gosto
. ½ xícara (chá) de vinho branco
. 1 lata de molho de tomate
. 1 tablete de caldo de legumes
. 2 e ½ xícara (chá) de água quente
 . 300g de macarrão tipo pene
. Salsa picada a gosto


Modo de preparo

Na panela de pressão aqueça o óleo, frite a cebola, o alho e a carne. Acrescente o sal e a pimenta. Aos poucos junte o vinho e deixe cozinhar 2 minutos. Adicione o molho de tomate e o caldo de legumes diluído na água quente. Junte o macarrão, misture delicadamente. Tampe a panela e cozinhe por 5 minutos após o início da pressão. Retire do fogo e espere sair a pressão. Abra a panela polvilhe a salsa e sirva em seguida.
Dica:
Para um toque especial, assim que abrir a panela, misture 4 colheres de sopa de requeijão.

Chilli Beans com Guacamole, Cheddar e Vinagrete

Fã de cozinha mexicana? Aprenda a fazer um Chilli Beans de tirar o fôlego! A receita do Peppers Bar, em São Paulo, é rápida e uma delícia. Ótima para aquela reunião com os amigos!


Ingredientes:

- 3 colheres de azeite
- 300 gramas carne moída
- 1 lata de feijão cozido ( pode ser o seu feijão caseiro)
- Hortelã, manjericão, salsinha, alho e sal a gosto
- ½ extrato de tomate
- Pimenta tabasco
- 1 pacote de nachos
1 bisnaga de cheddar
1 abacate
 1 tomate

Modo de preparo:

Chilli:
Tempere a carne moída com sal e as ervas. Refogue o alho e acrescente a carne. Junte o feijão em lata e o extrato de tomate. Em seguida, acrescente pitadas de sal e pimenta tabasco a gosto. Deixe apurar por 10 minutos e reserve em um recipiente.
Guacamole:
Amasse o abacate e acrescente sal, suco de limão, tomate sem semente, cebola roxa e coentro. Misture tudo. Coloque em um recipiente pequeno de molho.
Faça o mesmo com o cheddar. Se quiser, faça um molho vinagrete de cebola, tomate sem semente, pimentões verde e vermelho, sal, vinagre e azeite.