O clima vai esquentando perto do inicio do verão, e as cervejas mais leves vão regendo a preferência dos apreciadores. Assim, os adeptos de cerveja de trigo têm um prazer maior em saborearem esse estilo singular. Eu sou um desses, e tu?
Citando verão e cerveja de trigo, lembrei diretamente da Baden Baden Celebration Verão. E, logo, lembramos da Baden Baden Weiss, lançada no inverno passado, que também é uma cerveja de trigo clara. Então, nos perguntamos: Qual a diferença entre essas duas Baden Badens? Vou tentar apontar alguns contrastes que as diferem.
Inicialmente, rotulamos essas duas cervejas de trigo da Baden Baden, definindo que a Celebration Verão segue a escola inglesa (ou americana), enquanto a Weiss é um expoente clássico da tradição alemã. Desse modo, justificamos algumas variações de análise sensorial oriundas da variação de suas receitas, especificamente, de alguns ingredientes. As maiores diferenças se dão no aroma e no paladar, acusadas pelo uso de leveduras (fermentos cervejeiros) distintas.
As cervejas de trigo inglesas seguem o rito da preferência cultural de seu país, onde participam as cervejas mais amargas e menos aromáticas, sem aromas expansivos. Essa característica oferece um maior potencial de refrescância, e por sua vez, de “bebebilidade” (drinkability), ou seja, são mais fáceis de beber e, assim, se pode beber mais. Já que os “pubs”, ou “publics houses” (“bares públicos”) ingleses fecham antes da madrugada, muitos cervejeiros bebem o quanto podem antes do badalar do sino. Assim, a Baden Baden Celebration Verão, atende perfeitamente ao estilo.
As cervejas de trigo bávaras têm a característica de apresentarem um buquê de cravo e banana (acetato de isoamila – éster com o odor de fruta); um sabor mais adocicado – menos amargo -; e respeitarem a lei de pureza alemã, que só permite três ingredientes: água, malte, e lúpulo. Lembrando que, nesse estilo, o malte nunca é integralmente de trigo, onde o malte de cevada é o insumo básico de todas as cervejas, e a levedura é essencial para a fermentação, portanto não citada por obviedade. A Baden Baden Weiss apresenta plenamente todas as características de uma cerveja de trigo originariamente alemã, que na cultura desse país é tida como alimento. Na minha opinião, é a melhor cerveja de trigo do Brasil.
Embora, rezem as diferentes tradições de que a Weiss deve ser degustada no café da manhã, e a Celebration Verão antes de dormir, já que a Baden Baden é a única cervejaria que oferece as duas variantes de cerveja de trigo clara, faças o comparativo, e elejas a tua preferida para qualquer hora!