Seja bem-vindo. Hoje é

Borrego assado no forno com tomilho e vinho da Madeira

Gosto muito de carne de borrego, mas como já aqui referi, esta carne é muito especial e quando não é de boa qualidade não se consegue disfarçar. Notoriamente, nos pratos de borrego a qualidade faz a diferença. Eu prefiro comprar carne de borrego nacional, da região do Alentejo ou do Ribatejo.
O borrego é uma carne versátil, fica bem em sopa, num guisado, cozido, assado na brasa ou no forno, até já vi, no programa O Sentido do Gosto de José Bento dos Santos (que eu adoro!) fazer um presunto de perna de borrego.

Ingredientes

Carne de borrego (usei metade de uma mão de borrego cortada às fatias)
3 dentes de alho
pimenta preta em grão
Sal
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Azeite
Tomilho fresco
1 dl de vinho da Madeira
Água
Batatas
Antes de começar a preparar o prato, liguei o forno.
Fiz uma pasta no almofariz com os alhos, a pimenta e o sal. Esfreguei a carne com este tempero. De seguida coloquei a carne num tabuleiro de barro que vai ao forno. Dispus, em volta da carne, batatas novas descascadas.
Adicionei ao preparado duas colheres de sopa de polpa de tomate. Dispus o tomilho. Reguei com o vinho da Madeira e um pouco de água (meio decilitro).
Levei ao forno para assar. A meio da cozedura virei a carne, para dourar de ambos os lados.


Foi a primeira vez que usei vinho da Madeira num prato. Ficou uma delícia. Acompanhei o borrego com ervilhas cozidas, apenas com uma pitada de sal.

Quando cozo ervilhas deixo a panela destapada, assim as ervilhas ficam muito verdes. Lindas.