Seja bem-vindo. Hoje é

Borrego estufado com ervilhas

A Primavera é, para mim, um das alturas do ano mais bonitas. As árvores e os campos enchem-se de flores. Para onde quer que se olhe encontramos verde ou uma mistura de verde com o colorido das flores. Especialmente no campo, onde a presença das papoilas se faz sentir.

Outros dos aspectos que me agrada nesta altura do ano é a variedade de frutas e legumes que encontramos, desde morangos, cerejas, nêsperas, favas, ervilhas e courgettes.

No sábado passado fui visitar os meus pais e tive a oportunidade de ir apanhar ervilhas com a minha mãe. Irmos as duas acaba por ser um momento especial, falamos imenso das coisas da vida, das suas preocupações, do que tem feito e sempre, mas sempre acaba por me dar conselhos ou fazer alguma observação, eu costumo dizer que é mais forte do que ela, pois tem sempre uma opinião sobre tudo.

Depois de apanharmos as ervilhas, disse-me logo como é que as deveria fazer (deveria guisá-las com borrego) mais, até já tinha a carne pronta num saquinho para eu trazer. É tão bom ter uma mãe!

Ingredientes:
1 kg de carne de borrego (pescoço, aba, perna ou mão)
1 dl de azeite
2 cebolas
6 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sobremesa de colorau
1,5 dl de vinho branco
1 ramo de hortelã
1,100 kg de ervilhas
sal & pimenta

1. Levar um tacho ao lume com o azeite e deixar aquecer. Alourar os pedaços de borrego no azeite e depois retirá-los.

2. Juntar as cebolas e os dentes de alho picados, a folha de louro partida, o colorau, sal e pimenta. Deixar refogar um pouco até a cebola quebrar. De seguida, adicionar os pedaços de borrego alourados e o vinho branco. Tapar o tacho e deixar cozinhar lentamente.

3. Quando a carne estiver tenra adicionar água quente, deixar levantar fervura e adicionar as ervilhas e a hortelã picada. Rectificar os temperos.

Este foi o meu almoço de domingo acompanhado por uma garrafa de vinho Lapadas Rosé, bem fresquinho. Colocámos a mesa no quintal, abrimos os chapéus de sol e ali estivemos, como se do campo se tratasse.