Este vinho, com imagem renovada, faz parte da gama de monocastas do Esporão. Além deste, temos também o Aragonês e o Touriga Nacional. Um upgrade na imagem, na qualidade e no preço, pois estes vinhos situam-se agora na casa dos 20 euros, quando anteriormente rondavam os 10 euros.
Um Alicante Bouschet "puro" não deixa de assustar, de nos pôr em sentido. Geralmente são vinhos que, quando jovens, são imponentes, cheios, que nos chegam a ferir o palato. Quem já provou um Alicante saído directamente de uma barrica sabe do que estou a falar. Este Esporão, apesar da sua juventude, está muito afinado, ainda que nos dê garantias de um futuro próspero por mais uns bons anos.
Feito com Alicante Bouschet e com estágio de 12 meses em barricas de carvalho novo americano, apresenta uma cor escura, carregada. O nariz é pleno de fruta madura, chocolate, ligeiro químico que nos faz lembrar azeitonas pretas. A boca é gorda, encorpada, com um muito boa acidez e com um final longo, guloso e complexo.
Temos aqui um vinho que está numa excelente fase, jovem, guloso, com todo o esplendor da fruta, gordo e com uma acidez vibrante. Acompanhou muito bem um borrego no forno e fez a delícia dos convivas.
Seja bem-vindo. Hoje é
Esporão Alicante Bouschet tinto