Seja bem-vindo. Hoje é

Pizas ao domicílio


Agora que o Outono se instalou de vez, chegou a altura de retomarmos o projecto das pizas. Os dias mais frios e chuvosos convidam às comidas de forno. Nesta altura, em que a cozinha pode ficar mais quente, as pizas são uma óptima maneira de juntarmos um grupo, passarmos uma noite divertida à volta da cozinha e da mesa.
O dia escolhido foi a sexta-feira passada. O ponto de encontro, a casa da querida Carlota que, como sempre, nos recebeu muito bem. Os convidados para colocarem as mãos na massa foram, desta vez, a Carlota, o Mário, a Helena, o Miguel e o Nuno.
A noite começou com as entradas. A Carlota surpreendeu-nos com uns tomates cherry embebidos em vodka e passados por um mistura de salsa picada entre outros ingredientes.





Umas deliciosas caixinhas com compota de cebola roxa e queijo chévre.





Camembert com compota de cereja e massa filo.





Ovos de codorniz com uma mistura preparada pela Suzana.





E bolachinhas de massa folhada com maçã, morcela e canela, uma homenagem à dona deste blogue e ao seu marido, em lembrança da piza Manuela que fizemos, num outro encontro, em casa daCarlota, que nos deixou encantados.





Para além das delícias apresentadas pela nossa anfitriã, também tínhamos na mesa pistácios e figos secos. Fomos acompanhando as entradas com vinho Moscatel de Setúbal e vinho rosé Defesa, bem fresquinho.

Na cozinha, fomos preparando as pizas. A massa feita na máquina do pão, resultou desta vez um pouco mais rígida do que é habitual. O livro com a receita está perdido nos caixotes que ainda estão por desempacotar e o Ricardo acabou por fazer a massa, na máquina do pão, de cabeça. O resultado foi uma massa dura, que deu alguma luta a esticar. Com a massa estendida, a Carlota e o Mário fizeram uma piza em que colocaram na base da massa: azeite, orégãos secos, queijo gorgonzola, presunto, azeitonas, rúcula e queijo parmesão.







A Helena e o Miguel fizeram uma piza em que colocaram na base molho de tomate frito, cebola roxa, fatias de morcela, queijo mozzarella, maçã granny smith, um molho à base de vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta e nozes partidas.







O Nuno, fez a piza vencedora da noite, que intitulou Pizza Magreb. Na base colocou mozzarella de búfula, tâmaras enroladas em bacon, azeitonas, segurelha - o seu ingrediente secreto! - fatias de maçã vermelha, queijo gorgonzola, queijo mozzarella ralado e queijo parmesão.









Eu e o Ricardo fizemos uma piza com queijo parmesão ralado, fatias de paio york, rodelas finas de batata, tomilho fresco, azeite, queijo mozzarella fresco e queijo parmesão ralado. Depois de sair do forno foi servida com rúcula e pistácios.







Acompanhámos as pizas com um vinho tinto Damasceno de 2008, uma escolha do Nuno.

Para a sobremesa, a Carlota deixou-nos de boca aberta. Serviu-nos duas fantásticas sobremesas, uma tarte de lemon curd e outra de chocolate e manteiga de amendoim que, mesmo cheia que nem um ovo, fiz questão de provar! ;)







A noite foi pequena para o que tínhamos para conversar, rir e partilhar. Estes encontros sabem tão bem!