Seja bem-vindo. Hoje é

Sopa



Tenho estado um pouco constipada e decidi este fim-de-semana ficar em casa. Os dias têm estado frios e a chuva não tem parado, o que não convida a saídas, nem mesmo aos meus pequenos passeios pela zona da Graça, Portas do Sol e baixa da cidade, que tanto gosto de fazer.
No sábado fiz a minha visita semanal à praça, mas muito breve, porque tinha mesmo que ser. Faltavam cá em casa, dois ou três ingredientes que tenho que ter sempre na minha cozinha e prefiro comprá-los na praça do que no supermercado. Mas como sempre acabo por comprar mais uma ou outra coisa e dentro do saco veio também, para além dessas outras coisas, as indispensáveis ervas, salsa e coentros.

Para o almoço resolvi fazer uma sopa de cação que aprendi com a minha mãe, que por sua vez aprendeu com uma amiga. Coloco aqui a sua explicação.
Numa panela colocar 1 ou 2 tomates bem maduros picados, conforme se queremos mais ou menos cor na sopa, 1 cenoura às rodelas, 1 cebola picada, 3 dentes de alho, e se gostarem podem acrecentar uma courgete sem casca aos pedaços. Temperar com sal, pimenta branca, azeite e vinho branco. Levar ao lume e deixar refogar.
 Triturar o refogado. Acrescentar água para fazer a sopa. Quando ferver adicionar massa cotovelinhos. Quando a massa estiver quase cozida, acrescentar o cação cortado aos pedaços.
Servir a sopa com uma mão cheia de coentros picados.


Esta sopa serviu de refeição. Acompanhei esta sopinha com fatias de pão de milho.