Seja bem-vindo. Hoje é

Tajine de borrego com marmelos




Eu sou fã de marmelos. Gosto da cor, do perfume e do sabor especial do marmelo. Quando era miúda adorava comer marmelos assados. Era uma festa sempre que saía do forno a lenha um tabuleiro cheio de marmelos a fumegar. Gostava deles assados ao natural, sem açúcar ou qualquer outro "tempero".
Hoje em dia quando tenho marmelos procuro em primeiro lugar fazer uma receita de marmelada. Não há volta a dar. A marmelada de marmelo é já uma tradição anual cá em casa. Para além disso, também procuro usá-los de maneira diferente. Misturados com carne ficam uma delícia. A primeira vez que experimentei marmelos com carne foi com esta receita, a que depois se seguiu esta e, como tem resultado muito bem, agora experimentei esta tajine, receita do livro "Cozinha Marroquina" de Anne Wilson, apenas com ligeiras alterações. Como era de esperar a tajine também resultou muito bem e, como tal, já estou à procura de mais receitas salgadas em que o marmelo tenha destaque. Sugestões?



Ingredientes:

1 kg de pá de borrego cortada em cubos
2 cebolas
pimenta moida
2 colheres de chá de pimentão doce (colorau)
1 a 2 piripiris picados
sal
água (usei 0,6 L)
1 ramo de coentros frescos picados (50 g)
1 colher de chá de açafrão em pó
gengibre fresco ralado
500 g de marmelos em metades, descascados e sem caroços
60 g de manteiga ou margarina
1 chávena de ameixas secas e sem caroço (150 g)

1. Colocar os cubos de borrego e uma das cebolas picadas num tacho grande. Temperar com sal, o pimentão doce, a pimenta, os piripiris e tapar com água.
2. Juntar os coentros frescos, o açafrão e o gengibre. Deixar levantar fervura, baixar o lume, tapar e deixar cozer em lume brando até que o borrego esteja tenro.
3. Cortar os marmelos em cubos. Numa frigideira refogar os marmelos com a manteiga e a outra cebola picada, até estarem macios.4. Juntar o preparado de marmelos à carne, juntamente com as ameixas. Mexer e deixar acabar de cozinhar.


O marmelo e as ameixas combinaram divinalmente com a carne. Acompanhei esta tajine com cuscuz.