Seja bem-vindo. Hoje é

Salmão com alecrim e amêndoa

Lombos de salmão, medalhões ou tranches de pescada são produtos da secção dos congelados que procuro ter sempre no congelador. O motivo pelo qual isso acontece é que são muito práticos de confeccionar e o resultado final agrada aos comensais cá de casa, onde eu me incluo. É uma forma muito fácil de colocar refeições de peixe à mesa. Sem escamas, sem espinhas, sem complicações. Para o dia-a-dia, é óptimo. Considero a qualidade destes produtos bastante razoável. Não se compara ao peixinho fresco comprado na praça. Mas vendo bem as coisas até alguns peixes que compramos frescos são de aquacultura.

Ingredientes:
4 lombos de salmão (600 g)
sal
pimenta de moinho
alho picado
2 colheres de chá de açúcar mascavado
2 limões
1 laranja
4 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sobremesa de vinagre de sidra
alecrim
azeite
amêndoa palitada




1. Temperar os lombos com sal, pimenta moída na altura, alho e açúcar mascavado. Regar com o sumo dos limões, da laranja, o molho de soja e o vinagre de sidra. Salpicar com folhas de alecrim a gosto. Deixar a marinar os lombos de salmão. (Os lombos de salmão podem ser temperados congelados e depois é só deixar descongelar).




2. Colocar os lombos de salmão e o molho num tabuleiro. Regar com um pouco de azeite. Por cima dos lombos de salmão colocar amêndoa palitada.




3. Levar ao forno previamente aquecido (200ºC) durante 20 minutos.




4. Depois do salmão cozido, retirar os lombos para uma travessa de servir, colocar também o molho, mas previamente coado.





Acompanhei este prato com uma salada mista. Estes lombos de salmão ficam muito saborosos. Para mim, o molho faz a diferença. Uma delícia.