Seja bem-vindo. Hoje é

Bolo de amêndoa e figos secos



Na terça-feira, dia 5 de Outubro, feriado, deixei as comemorações dos 100 anos da implantação da República em Portugal e rumei até Santarém, para almoçar com os meus pais.

Como sei que a minha mãe adora que eu leve um bolinho para a sobremesa, para o almoço, fiz este bolo. Ela fica mesmo muito contente e como desta vez não lhe disse que levava, a surpresa ainda foi maior.

Pensei em fazer uma receita de bolo de amêndoa dos açúcares RAR, mas ao fazer a receita, que já tinha começado apercebi-me que não levava ovos. Huummm .... não me apetece fazer um bolo sem ovos - pensei eu - especialmente para levar para a minha querida mãe. Este foi o pretexto para dar volta à receita. ;)





Ingredientes:
225 g de farinha de trigo com fermento
100 g de açúcar amarelo
2 ovos
1 colher de café de baunilha em pó
125 g de margarina ou manteiga
250 ml de leite
100 g de amêndoa ralada com a pele
150g de figos secos picados

1. Misturar o açúcar com a margarina e a baunilha. Depois de bem envolvido, adicionar os ovos, um a um.

2. Juntar a farinha, o leite, a amêndoa e os figos picados envolvidos num pouco de farinha.

3. Colocar o preparado numa forma previamente untada com margarina.

4. Levar ao forno cerca de 40 minutos a 180ºC.






O bolo fica muito agradável. Não é muito doce, a amêndoa e o figo combinam na perfeição.