Seja bem-vindo. Hoje é

O bolo



Hoje vou vos contar uma pequena história. E como todas as histórias, esta também começa com um "Era uma vez".
Era uma vez um bolo conhecido na família da Manuela - uma senhora simpática, cheia de ternura e de olhos alegres - como o bolo da tia Rosa. Um bolo especial. Cheio de memórias e recordações. Um bolo que fica grande e combina muito bem com um chá a meio da tarde ou com o café da manhã.
A história não é muito grande, mas o que é certo é que o bolo da tia Rosa também começou a fazer parte da minha família. Não tem havido fim-de-semana que visite a minha mãe e uns tios da parte do meu pai, que não leve este bolo. E toda a gente adora. Quando digo que o bolo é o bolo da tia Rosa, o meu pai diz-me sempre: - Da tia Rosa? E conta-me a história de uma tia Rosa, dona de um restaurante, no Alentejo, onde ele ia há muitos, muitos anos atrás e cozinhava um ensopado de borrego de chorar por mais. É tão engraçado ver como a comida nos une a todos, não é?
Mas a história não termina aqui. Entre trocas de eMails com a Manuela, eis que um destes dias me diz que o bolo da tia Rosa é agora também um blogue. Fiquei tão contente. Nem imaginam o que gostei de saber que o bolo da tia Rosa se transformou num blogue.



Ingredientes:

6 ovos
raspa de 1 limão
raspa de 1 laranja
sumo de 2 laranjas
300g de farinha com fermento
500g de açúcar
1 pitada de sal
margarina ou spray para untar a forma

1. Partir os ovos, separando as claras das gemas.
2. Bater as gemas com o açúcar. Adicionar as raspas de laranja e de limão e o sumo de laranja. Mexer bem.
3. Adicionar a farinha.
4. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal.
5. Envolver as claras no preparado anterior.
6. Untar um forma de buraco com margarina ou usar o spray. Colocar a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido a 200º C durante 30 minutos.