Seja bem-vindo. Hoje é

Perna de borrego assada com alecrim e azeitonas



Ingredientes:
1/2 perna de borrego pequena fatiada
sal e pimenta
1 cebola cortada em meias luas
10 tomates pequenos (tomate de inverno)
2 hastes de alecrim
4 dentes de alho esmagados
1,5 dl de azeite
150 g de azeitonas pretas
1 colher de sobremesa mal cheia de paprika

1. Colocar num pirex a cebola cortada em meias luas. Acrescentar as fatias de perna de borrego temperadas com sal e pimenta.

2. Adicionar 10 tomates pequenos, as azeitonas, os dentes de alho esmagados, as folhas de alecrim, uma colher de sobremesa mal cheia de paprika e o azeite.

3. Tapar o pirex com folha de alumínio e levar a assar no forno. Antes de o assado estar terminado, retirar o papel de alumínio para a carne alourar.


Servi este prato com puré de batata com manjericão. Uma adaptação feita a partir da receita publicada no Serious Eats.



Puré de batata com manjericão

Ingredientes:
1 kg de batatas
sal
70 de queijo da ilha
1 mão cheia de folhas de manjericão (mais ou menos 35 folhas)
pimenta de moinho
noz-moscada
4 colheres de sobremesa cheias de manteiga
2 dl de leite (aprox.)

1. Colocar uma panela com água ao lume. Quando ferver adicionar as folhas de manjericão, deixar cozinhar durante aproximadamente 15 segundos. Retirar as folhas e colocá-las em água gelada, para assim parar o processo de cozedura e as folhas manterem um verde vivo.

2. Cozer as batatas cortadas em pedaços na mesma água em que fervemos as folhas de manjericão, temperada com sal a gosto.

3. Ralar o queijo da ilha para uma taça.

4. Depois das batatas cozidas, escorrê-las, esmagá-las ou triturá-las com a ajuda de um passe-vite, juntamente com as folhas de manjericão, para a taça onde temos o queijo ralado.

5. Adicionar ao puré a manteiga e mexer muito bem. Temperar com pimenta preta de moinho e a noz moscada. Acrescentar o leite e mexer muito bem.

6. Se necessário rectificar os temperos.


A carne ficou suculenta, saborosa. Os chamados tomates de inverno que usei na receita são um tipo de tomate que encontro na zona de Santarém. Pelo que sei, é um tipo de tomate pequeno, redondo, que era guardado para ser usado durante o inverno. Costumava ser pendurado em pequenos cachos e assim, as populações conseguiam consumir tomate durante o inverno. Infelizmente, nunca me lembro de o ter visto à venda. Este tomate pode ser facilmente substituído por tomate cereja.

O puré de batata com manjericão foi uma agradável surpresa. O manjericão deu-lhe um toque muito especial.