Seja bem-vindo. Hoje é

O que é Lomografia?

Lomografia é a fotografia feita com uma câmera Lomo, máquina analógica fabricada na Rússia nos anos 80 com alta sensibilidade, que proporciona cores vibrantes e saturadas, sem uso de flash.
O resultado, foto escurecida com cores centralizadas usando luz natural, foi parar no Instagram, aplicativo para smartphone que oferece o "mesmo" efeito com mais rapidez e instantaneidade. Não à toa, fotos lomo se espalharam na internet.
O estilo lomo de fotografar contraria boa parte da lista de obrigações que todo fotógafo leva em consideração, incluindo enquadramento e foco. A ideia da lomografia é justamente a de deixar as técnicas de lado e clicar.
Lomo do Instagram
Com a febre do Instagram, as fotografias com efeito lomo se tornaram moda nas redes sociais e não demorou muito para as imagens fossem para o Facebook e Instagram com muito mais cor e criatividade.
A prática de fotografar em lomo surgiu em Praga no ano de 1991 na capital da República Checa. Para lá, dois jovens de Viena se surpreenderem com o modo fácil e rápido com que as pequenas máquinas russas poderiam registrar o cotidiano da cidade.
História da Lomografia
Toda essa febre começou com a produção da câmera Lomo, modelo contruído pelo general Igor Petrowitsch Kornitzky, da antiga URSS. Ele ficou admirado com os resultados de uma câmera japonesa chamada Cosina SX2 por ser pequena e anatômica, e resolveu pedir para que a fábrica de equipamentos militares desenvolvesse e aperfeiçoasse a pequena câmera japonesa
Os resultados são impressionantes por causa dos valiosos 30 segundos de exposição e da alta sensibilidade do equipamento que, como consequência, garante fotos nítidas sem borrar e sem precisar de flash ou luz extra.

lomo1Fotografia Lomo (Foto: Reprodução/Revista Fotografia)
A ideia do general era que cada família tivesse uma câmera para registrar seus momentos e assim divulgar a URSS.
lomo2Fotografia Lomo (Foto: Reprodução/Revista Fotografia).
Logo, a pequena câmera ficou popular e em 1991 dois estudantes austríacos descobriram a câmera na Rússia e começaram a fotografar tudo ao seu redor, de forma despretensiosa. Aos poucos foi se moldando o que passou a representar artisticamente.
lomo3Fotografia Lomo (Foto:Foto: Reprodução/Revista Fotografia).
O sucesso da câmera foi tanto que em 1995 surgiu a Lomographic Society Internatioal, sociedade de fãs de lomografia com sede em Viena, com o objetivo de não deixar morrer a arte da fotografia analógica.