Seja bem-vindo. Hoje é

Cerveja Cuca volta a produzir 19 anos depois

Fábrica de cerveja Cuca volta a produzir 19 anos depois da sua paralisação



Huambo - A fábrica de cerveja "Cuca" na província do Huambo, paralisada há 19
anos, vai ser reinaugurada esta sexta-feira, 14 meses depois de ter estado a funcionar em regime experimental.
A unidade fabril, agora propriedade do grupo internacional de cervejas BHI, tem capacidade para produzir diariamente 24 mil grades (um total de 576 mil garrafas) e a sua reabilitação, incluindo a montagem de equipamentos modernos, custou 61 milhões de dólares norte-americanos.
Em declarações hoje, terça-feira, à Angop, no Huambo, o director fabril, Christian Marietti, garantiu estarem criadas todas as condições necessárias para que, dentro de pouco tempo, a Cuca produzida nesta cidade se torne uma referência nacional para os apreciadores de cerveja.
Salientou que nesta fase experimental estão a ser fabricadas 16 mil grades por dia, porém, tais quantidades podem ser aumentadas de acordo as necessidades do mercado.
Informou que além do Huambo, a Cuca já está a ser comercializada nas províncias do Bié, Cunene, Kuando Kubango, Huíla e Kwanza Sul, no âmbito de uma estratégia definida pela direcção da unidade fabril que visa conquistar o mercado e tornar esta cerveja conhecida.
Christian Marietti informou que o funcionamento da fábrica é assegurado por 207 trabalhadores, sete dos quais estrangeiros.
Além da Cuca normal, acrescentou, está a ser também produzida a Cuca de cor preta.
A fábrica de cervejas Cuca, também conhecida por NOCEBO (Nova Companhia de Cerveja do Huambo) localiza-se na zona industrial da Chiva.