Classificando vinho pelo seu aroma!
Os aromas previsíveis nos vinhos
Em termos mais simples, os vinhos tintos, em geral, apresentam frutas pretas e/ou vermelhas, que podem ter um caráter fresco (para vinhos jovens), aguado ou suculento (para os vinhos de menor e maior extração) ou maduro e delicado (para os vinhos evoluídos). Já os vinhos brancos sugerem frutas brancas (verdes e amarelas), que podem ter um caráter cítrico (para os brancos jovens e frescos), ou maduro (para os vinhos evoluídos). A pureza e sofisticação dessa fruta dependerão invariavelmente da qualidade da uva (sanidade, maturidade e consistência) e dos critérios de elaboração. A madeira (carvalho), utilizada na maturação do vinho, tem a função maior de aparar as arestas, comuns nos vinhos recém-fermentados, e aportar complexidade à fruta sem, no entanto suprimi-la.
Vinho da semana
Mouchão 2005. Vinho elaborado pelo talentoso enólogo português Paulo Laureano, na Herdade do Mouchão, Alentejo, Portugal, com as castas: Alicante Bouschet e Trincadeira, vinificadas em lagares com pisa a pé, depois do que, repousam por 2 a 3 anos em grandes tonéis de madeira com mais de 40 anos e capacidade para 2.000 litros de vinhos. É ao mesmo tempo estruturado e macio, suculento e complexo, impactante e sofisticado. O enólogo recomenda decantar por pelo menos 1 hora.
Borbulas na praia
A De Los Passos, consultoria de vinhos e a Pousada Enseada dos Amores em São Miguel do Gostoso, unem-se pela 2ª vez consecutiva, na realização de um evento contemplativo onde a natureza e a boa mesa (gastronomia e vinhos) orquestram o final de semana dos participantes. Desta vez o ponto alto do encontro serão os Borbulhantes, com uma degustação teórico/prática primorosa de: Espumante (Brasil), Prosecco (Itália), Cava (Espanha) e Champagne (França). O evento, que acontecerá nos dias 17 e 18 de dezembro (sexta e sábado), será composto de dois jantares harmonizados, mais degustação de borbulhantes representativos do mundo, para a qual serão usados recursos de multimídia e material didático.