Seja bem-vindo. Hoje é

Bacalhau salteado




Todos os anos gosto de ir à Feira do Livro de Lisboa e este ano não foi excepção. Só lá fui uma vez. Ainda tentei combinar com umas amigas, mas por um ou outro motivo acabámos por não combinar nada verdadeiramente. Mas até dia 23 Maio ainda vamos a tempo.

Este ano a minha ida foi a uma sexta-feira ao final da tarde e, não sei se foi pela vitória do Gloriosoou se pela vinda do Papa, o que é certo é que fui bastante comedida nas compras ;). A Rotas das Especiarias de John Keay foi a minha única aquisição. Mas a Feira do Livro vale também pelo espaço onde decorre, em pleno Parque Eduardo VII. Permite-nos dar um passeio no parque e, em dias de sol, as sombras das árvores convidam a uma paragem. Sabe muito bem estar ali, sentada na relva, a ler um livro ou apenas a saborear o momento. Para mim, a Feira do Livro cria este ambiente e o espaço convida à leitura.

Este ano gostei ainda mais do espaço da Feira do Livro. Para além das tradicionais farturas, cachorros, bifanas, gelados e doces regionais, este ano encontrei outros quiosques: um quiosque muito simpático com cupcakes, pão-de-ló de chocolate, entre outras iguarias, um outro dedicado àginjinha de óbidos e outro ainda com gomas, chupa-chupas, etc.





Num dos livros que folheei na feira vi uma receita de bacalhau à Gomes de Sá. Desde esse dia que fiquei com vontade de fazer um prato de bacalhau. Um destes dias encontrei na revista TeleCulinárianº 1356 de Abril de 2005 esta receita a que não resisti.

Ingredientes:

3 postas de bacalhau
1 molhinho de grelos
600 g de batatinhas para cozer
2 cebolas
3 dentes de alho
1,5 dl de azeite
2 tomates
pimenta
2 ovos cozidos
azeitonas pretas

1. Cozer o bacalhau. Depois de cozido, escorrer e limpá-lo de peles e espinhas. Por fim, Lascá-lo
2. Cozer os grelos.
3. Cozer as batatas cortadas ao meio ou aos quartos.
4. Num tacho largo, levar ao lume o azeite com a cebola às rodelas, os alhos e, quando quentes juntar o tomate cortado em cubos, as batatas, os grelos e o bacalhau. Mexer.
5. Temperar com pimenta e rectificar o sal se necessário.
6. Servir decorado com ovos cozidos e azeitonas.